sábado, 9 de fevereiro de 2008

massagens-especialmassagens

Este é um espaço para se falar sobre massagens sem discriminar origens ou finalidades. Não pretendo ser o "bam bam bam" neste tema, mas conversar, debater, discutir, e atender quando solicitado ou indicar alguém que possa satisfazer o desejo do solicitante. A massoterapia entende o homem como ser holístico. Onde o equilíbrio é necessário em todos os sentido desde o sexual ao espiritual. Existe muitas técnicas, eis alguns exemplos.






Massagem Tântrica

O Tantra diz respeito à energia e à sua percepção. A massagem tântrica é um convite para percepções mais intensas e profundas. A nossa pele é o maior órgão de percepção de nosso corpo e através dela, podemos acessar um universo muito amplo e mágico de sensações.

Estas sensações não necessariamente tem um sentido erótico, ou sensual, pois o erotismo é apenas uma das qualidades desta energia. Nossos Chakras percebem a energia de diversas maneiras e qualidades. Eventuais bloqueios nestes centros impedem ou dificultam certas sensações.

Na massagem tântrica, nos abrimos para a percepção de nós mesmos, de nossos medos, controles, culpas, e aprendemos também a dissolver estes bloqueios levando-nos a uma vida mais plena.

O objetivo da massagem tântrica, não é gerar uma sensação de prazer momentâneo no momento em que a recebe, muito mais do que isso, é o de gerar um despertar dos sentidos que permanecem assim despertos muito além do tempo da sessão, trazendo uma maior percepção para o cotidiano, entrando em sintonia com um processo mais amplo de existência.

Esta massagem é feita com o mínimo de roupas possível, idealmente sem nenhuma roupa, pois qualquer tecido cria contenção energética em algum ponto ou em algum nível. Consciente ou inconscientemente criamos “regiões proibidas” e com isso bloqueamos a ação ou entrada de energia nestes centros. Abrir-se é um primeiro passo para grandes transformações.

Abrir-se, sentir e aceitar é um precioso caminho de transformação.
O Tantra nos ensina que o corpo em sintonia com a consciência é um caminho de transcêndencia.

Aprender a receber é uma verdadeira arte em um mundo onde sabemos apenas fazer e fazer.

Parar, silenciar e sentir é trilhar um caminho para dentro. Dentro de tí há somente silêncio. Busca este silência e encontrarás a ti mesmo.

Massagem

Massagem

Sexo é a própria vida. Por um “acaso” nascemos dele, não é mesmo?
Toda a natureza é sexual. Observem as polaridades, o sol e a lua, o claro e o escuro, o dia e a noite, o elétron e o próton, e tudo ..absolutamente tudo é sexual.

A Lâmpada de sua casa acende de forma sexual também. É apenas energia. Tudo é natural quando observamos as coisas fora de nós e em especial, as coisas não humanas. Porém quando pensamos em termos humanos, sentimos um nó no raciocínio e passamos de um momento a outro a ver isso tudo de uma forma não natural. Porque?

Durante séculos a sociedade, forçada por forças religiosas antagonizou a existência humana, divinizando o invisível e demonizando o material.
Assim herdamos de séculos que nos precederam um padrão dissociativo de espiritualidade e sexo.

O tantra nos ensina a aceitação de quem somos como um todo; da sutileza do espírito à densidade da matéria. O tantra nos diz que agraves da sensibilização deste nosso corpo, que é nosso templo, pode a divisão entre corpo, mente e espírito (divisão esta que nos foi infundido por séculos de pressão religiosa) ser dissolvida e experimentarmos uma unidade primordial, curando a fragmentação de nosso ser.

Assim, deste modo, no conceito tântrico, energia é energia. Podemos atribuir qualidades à esta energia. Medo, amor, compaixão, tristeza, alegria, tesão, culpa são aspectos ou qualidades desta energia. Cada um de nós atribui uma qualidade à esta energia de acordo com as nossas crenças ou de acordo com os bloqueios existentes em nossos chakras ou centro de força em nosso corpo.

A grande maioria da humanidade esta com problemas de chakra básico - muladhara (subsistência e medo) e faz as energias ficarem aprisionadas neste centro, ou mesmo no chakra umbilical (prazer e culpa). As sensações e os sentimentos associam-se com os Chakras desta maneira.

O caminho tântrico esta na aceitação destes processos, destas energias, enfim de quem somos. Estes pequenos egos dissolvem-se quando a luz da consciência incide sobre eles. É o significado profundo da flor de lótus que emerge do pântano quando o sol tangencia o lodaçal.

Assim, o tantra ensina-nos e visitar todos os cômodos de nosso templo humano, de ir a cada dia um pouco mais longe, ampliando os limites de nossa existência.

Estes limites não são externos. Não se trata de pular de precipícios, de asa delta ou escalar montanhas vertiginosas, pois isso tudo não é nada além do que um paliativo para um vazio existencial colocando em risco o templo que temos para cuidar que é nosso corpo. A aventura verdadeira é mais profunda e mais perigosa.

Buda dizia: É mais fácil um homem vencer a um exército de 1000 homens do que vender a si mesmo.

O caminho é para dentro, reconhecendo os desfiladeiros internos, os precipícios existenciais, os pântanos de nossa consciência. E o risco, não é o de irresponsavelmente perder o templo que tão custosamente a natureza operou para nos dar e sim ganhar a iluminação, a transcendência, que é o que todos de um modo ou outro buscamos.

O tantra proporciona uma profunda busca interior.

E o que é o sexo em tudo isso.
Sexo é polaridade, percepção, energia primordial geradora de tudo o que existe.

Se você vive o sexo profundamente, você perceberá que encontrou a deus.

O que é deus? É um homem? Uma mulher?

Deus não é homem, nem é mulher, é um estado de ser. É a androgenia divida. Deus se revela quando homem e mulher se encontram. Este encontrar não é um encontro de corpos dormentes, e sim de seres conscientes, despertos.

O que seria das religiões se as pessoas entendessem isso tudo? Os templos fechariam, os dízimos acabariam, a manipulação e o poder não mais poderiam controlar as massas. Logo trataram de associar o sexo com uma imagem rabuda e com chifres, pois sabiam que através desta energia ou este conhecimento o homem podia ser livre, e um homem livre não é interessante para a sociedade, alias, é muito perigoso.

E o resultado é que somos oriundos de séculos de crenças fundamentadas em fragmentação existencial, com a idéia de que temos um corpo separado do divino.

artigo do site trantaterapia.com

Drenagem linfática

Ajuda a reduzir o inchaço e a celulite

segundo Spinula Siqueira


O verão chega. E junto com ele vem aquela vontade de tratar a celulite ou reduzir o inchaço das pernas para deixá-las à mostra. Ainda que não se deva esperar por milagres estéticos em pouco tempo, especialistas garantem que a drenagem linfática pode, sim, modificar o visual. A técnica consiste em uma massagem realizada nas partes superiores e inferiores do corpo, com leves movimentos circulares feitos com os mãos. As manobras, que ajudam a varrer as toxinas do corpo, evitam a formação de nódulos, eliminam o líquido retido no organismo - o que reduz o inchaço e oxigena a pele.

"O trabalho da drenagem é em cima dos gânglios linfáticos. É ótimo para aliviar as tensões do dia-a-dia", explica a cosmetóloga Roseli Siqueira

Com a produção de líquidos, há no organismo um processo natural de drenagem que tira o excesso de volume acumulado entre os tecidos. Este mecanismo é realizado pelo sistema linfático. "Quando ele não funciona bem, o líquido fica retido nos vasos linfáticos", explica a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Meire Brasil Parada.

A drenagem é indicada justamente nos casos de deficiência no sistema linfático."A pessoa urina mais e diminui as medidas porque o corpo desincha", ressalta a cosmetóloga Roseli. Além de ajudar na circulação, a técnica melhora o processo de cicatrização, defesa e ação antiinflamatória do corpo.

Para aliviar a celulite, Meire recomenda um tratamento completo. "O problema é multi fatorial e, um deles, é o acumulo de líquido. A deficiência na circulação favorece a formação de celulite." A médica ressalta que só a drenagem não é suficiente para solucionar o problema. Para completar o tratamento, recomenda-se fazer exercícios e alimentar-se bem.

Para sentir os benefícios da drenagem manual, os profissionais indicam passar, no mínimo, por 12 sessões de uma hora.

BOXE 1

O QUE É DRENAGEM LINFÁTICA ?

A massagem dinamiza e limpa os vasos linfáticos - aqueles que retiram o excesso de líquido entre os tecidos - o que aumenta o ritmo da drenagem natural do organismo. Com isso, a oxigenação da pele melhora, o sistema de defesa e ação antiinflamatória do organismo é estimulado. Além disso, as áreas onde o líquido estava retido desincham.

INDICAÇÕES

A drenagem linfática é indicada para aliviar a celulite, já que melhora a circulação. É recomendada para pessoas que passam por cirurgia plástica e lipoaspiração. A técnica também serve para aqueles que têm problemas de retenção de líquido. As contra-indicações são para quem tem câncer, febre, afecções cutâneas e insuficiência cardíaca.




SHIATSU



O QUE É

Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX, embora originária da China, a qual, hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,asma,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, etc...

A palavra é derivada do japonês SHI que significa "dedo" e ATSU "pressão", ou seja pressão dos dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes em saudáveis com o efeito preventivo.

COMO É FEITO


Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueléticas com o objetivo de atuar na circulação "energética" através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética.

O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um rítmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.

EM QUE SE BASEIA

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo bio-médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficiente em outros, é a causa das doenças.

Como medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

INDICAÇÕES


Tratamento do estresse;
Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang);
Harmonização interior;
Relaxamento geral;
Revitalização;
Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal;
Manutenção e prevenção da saúde;
Eliminação de toxinas;
Alívio de dores;
Eliminação do "peso" sobre os ombros e nuca, etc...

CONTRA-INDICAÇÕES

Febre;
Infecções;
Doenças contagiosas;
Fraturas;
Varizes;
Câncer ainda sem tratamento.
Alguns pontos na grávida são abortivos (é importante que o terapeuta tenha conhecimento), mas pode trazer alívio de dores musculares.

MUDANÇAS NO INDIVÍDUO


O Shiatsu desperta o indivíduo para uma nova consciência de si próprio. Proporciona integração consigo mesmo e desenvolve uma grande sensação de equilíbrio, leveza, vitalidade e bem estar .

A SESSÃO

O paciente, geralmente, passa por uma avaliação com o terapeuta e em seguida pela terapia em si. Um sessão de Shiatsu é, geralmente, feita de 50-60 minutos, e seu número varia de caso para caso, ou da gravidade e urgência, podendo chegar de 2-4 sessões por mês.
Nesta terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e lubrificantes e nem tão pouco se despir.

QUEM PODE FAZER

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Os idosos sentem-se muito bem pois, em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações . Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes têm no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares.

Já as mulheres grávidas apesar de necessitarem de bastante atenção devido aos pontos contra-indicados têm sua circulação de retorno, inchaços e dores musculares melhoradas com a terapia do Shiatsu.

Quick Massage

A Quick Massage é indicada para quem procura um atendimento rápido, principalmente para pessoas que possuem pouco tempo e que sofrem com as conseqüências da agitada vida urbana.

É uma técnica de massagem que é realizada numa cadeira especialmente projetada onde o paciente fica numa posição muito confortável e relaxante, o que permite que o massagista possa trabalhar de maneira fácil e com ótimos resultados a região cervical, ombros, membros superiores e região dorsal.

O massagista leva a cadeira ao local onde o paciente está, como, por exemplo, no escritório de trabalho ou um evento.

As sessões de "Quick Massage" tem duração média de 10 minutos e são aplicadas nos músculos do pescoço, ombros, braços, mãos e costas. Ela pode ser executada em seu ambiente de trabalho.

Uma massagem e alongamentos aumentam a circulação do sangue nos músculos e como conseqüência este pré-aquecimento reduz consideravelmente os riscos de lesões musculares, principalmente quando o tempo está frio. Esta irrigação sangüínea mais abundante faz com que os músculos fiquem prontos para responder às exigências dos exercícios sem que com isto ocorra qualquer lesão.

especialmassagens


Este é um espaço para falar-se de massoterápia, técnicas de massagens, sem fazer distinções de origens ou finalidades. Não pretendo ser o "bam bam bam " no assunto, mas fazer neste espaço debate, discussão, esclarecimentos e até atendimentos, se solicitados, indicando profissional capaz de realizar o desejado pelo solicitante. Existe muitas técnicas, veja.





Massagem Tântrica



O tantra diz respeito à energia e à sua percepção. A massagem tântrica é um convite para percepções mais intensas e profundas. A nossa pele é o maior órgão de percepção de nosso corpo e através dela, podemos acessar um universo muito amplo e mágico de sensações.

Estas sensações não necessariamente tem um sentido erótico, ou sensual, pois o erotismo é apenas uma das qualidades desta energia. Nossos Chakras percebem a energia de diversas maneiras e qualidades. Eventuais bloqueios nestes centros impedem ou dificultam certas sensações.

Na massagem tântrica, nos abrimos para a percepção de nós mesmos, de nossos medos, controles, culpas, e aprendemos também a dissolver estes bloqueios levando-nos a uma vida mais plena.

O objetivo da massagem tântrica, não é gerar uma sensação de prazer momentâneo no momento em que a recebe, muito mais do que isso, é o de gerar um despertar dos sentidos que permanecem assim despertos muito além do tempo da sessão, trazendo uma maior percepção para o cotidiano, entrando em sintonia com um processo mais amplo de existência.

Esta massagem é feita com o mínimo de roupas possível, idealmente sem nenhuma roupa, pois qualquer tecido cria contenção energética em algum ponto ou em algum nível. Consciente ou inconscientemente criamos “regiões proibidas” e com isso bloqueamos a ação ou entrada de energia nestes centros. Abrir-se é um primeiro passo para grandes transformações.

Abrir-se, sentir e aceitar é um precioso caminho de transformação.
O Tantra nos ensina que o corpo em sintonia com a consciência é um caminho de transcêndencia.

Aprender a receber é uma verdadeira arte em um mundo onde sabemos apenas fazer e fazer.

Parar, silenciar e sentir é trilhar um caminho para dentro. Dentro de tí há somente silêncio. Busca este silência e encontrarás a ti mesmo.

Massagem


A duração média da sessão é de 1:30h e você pode marcar um horário entrando em contato conosco.